2006-08 - Transformação de uma BR 89 para MFX

PERG: Gostaria de saber se me pode ajudar, e aconselhar numa alteração que gostava de fazer numa locomotiva que comprei com um starter set para a minha filha.

Gostaria de a por a funcionar na minha maqueta para evitar ter que andar a montar e desmontar a pista dela sempre que ela quer brincar com o comboio a locomotiva e uma Marklin BR 89 e vem com o starter set 29145, o que eu gostaria de saber e se lhe posso por um upgrade para FX ou MFX  gostaria de saber se há algum kit para ela que me aconselham a comprar.

Interessava-me algo que pode-se ser reconhecido pelo comando Mobile Station e se possível que comanda-se as luzes tivesse som e possível gerador de fumo.

RESP:

As designações de FX e MFX dizem respeito ao seguinte:

FX - decoders com funções por exemplo: inércia de arranque/travagem, luzes comandáveis, etc.

MFX - para além das funções, decoders que são reconhecidos de modo automático pela Central Digital que tenha essas capacidades de reconhecimento: Mobile Station e Central Station (neste momento).

A locomotiva que adquiriu vem equipada com um decoder delta que é o decoder mais elementar que a Marklin dispõe (apenas comanda o motor e as luzes acendem sem possibilidade de comando na central). Acresce que o motor desta locomotiva é do tipo clássico da Marklin: motor de corrente alterna universal com bobinas de indução magnética independentes consoante o sentido da marcha (2 bobinas de fio).

Os decoders MFX existentes só se aplicam a motores de corrente contínua (por exemplo: motores de magneto permanente), e para poderem ser aplicados à sua locomotiva obrigam à substituição dos componentes do motor:

- Bobinas indutoras por magneto permanente;

- Induzido de 3 pólos por um induzido de 5 pólos de alto rendimento;

- Tampa do motor por uma nova tampa de motor adequada à nova arquitectura;

- Parafusos do motor

Este kit de transformação constituído pelo decoder e pelas novas peças do motor possibilitam, para além de novas funções e da capacidade MFX, um rolar extremamente suave e muito mais real que os motores universais.

A Marklin, prevendo que os seus entusiastas gostassem de melhorar as suas antigas locomotivas disponibilizou esses Kits de transformação que cobrem praticamente todas as locomotivas existentes, incluindo a sua.

Em resumo: para transformar a sua BR 89 para MFX precisa das seguintes peças:

- Decoder MFX;

- Kit de transformação do motor Marklin 60903;

Sendo a carcaça da BR 89 de plástico não é possível aplicar um gerador de fumos pois iria certamente derreter o local onde seria aplicado.