2001-02 - Material Guardado

PERG: É com muito prazer que, casualmente, encontrei o seu site. Como refere no artigo, também eu e meu irmão recebemos em pequenos o kit para iniciarmos este Hobby. Com o tempo e com o reduzido espaço das casas fomos abandonando a ideia de podermos ter um 'comboio' em casa. Agora, volvidos que são mais de 30 anos sobre o tempo em que brincava e me entretinha a montar os circuitos e a construir todas as infra-estruturas que á data não existiam, resolvi voltar-me a deixar levar por este Hobby. Assim ou em minha casa de morada ou numa outra que dista desta reduzida distancia, pretendo voltar a reconstruir o encanto da minha infância. Não sei ainda como se encontra todo o 'material' que dispunha, mas mesmo que esteja perdido, penso iniciar uma nova colecção.

Gostaria de poder trocar correspondência consigo para trocarmos ideias e experiências.

No campo do Digital, não entendo nada, mas um colega de serviço também está a começar a comprar equipamentos e com o conselho de um lojista no Luxemburgo está de novo a remontar o seu sistema.

RESP: ...... Esteja à vontade para me colocar as suas dúvidas e ideias sobre este nosso hobby que eu dentro do meu modesto conhecimento tentarei responder-lhe.

O meu sistema, como já sabe, é o sistema Marklin alterno e digital. Efectuo igualmente reparações, transformações e manutenção de material diverso, incluindo as necessárias transformações para o sistema digital.

Se o seu material está arrumado há muito tempo é conveniente proceder a uma limpeza e lubrificação geral pois existem peças, sobretudo engrenagens, que tendem a criar incrustações de corrosão e pode acontecer, em casos limite, partirem se não forem tomadas algumas precauções. Sem lubrificação o desgaste de todas as peças é mais acentuado e prematuro. Também uma limpeza ao colector e às escovas do motor reduzem o risco de acentuadas “correntes de Self” (faíscas que saltam entre os elementos eléctricos móveis- para quem não sabe).

Disponha sempre que queira, transmita-me os seus conhecimentos e experiências e coloque-me as suas dúvidas pois estes contactos são sempre benéficos mutuamente.