2001-02 – Tema Iniciação 1
PERG: Desde miúdo que sempre tive um enorme fascínio por comboios eléctricos, com especial destaque para a marca Marklin. Mas nunca tive nenhum. Agora, com 33 anos, acho que finalmente tenho condições de começar a dedicar-me a este hobby fantástico - uma casa com uma cave enorme, um ordenado ao fim do mês e uma mulher compreensiva (qb).
Se fosse possível gostaria que me respondesse às seguintes questões:
- Para começar uma pista de comboios, que peças (pack iniciados?) devo comprar?
- A opção pela escala HO será a melhor?
- Do que entendi da sua página, os comboios com sistema digital são o futuro. É melhor começar já por aí?
- Em Portugal, zona da grande Lisboa, onde posso comprar peças e comboios?
- É preciso ser um entendido em electrónica para começar um sistema digital?
RESP: No meu caso o que mais invejo em si é a cave. Pelo que diz, tem óptimas condições para montar uma maqueta, e aí está seguramente melhor que eu que vivo num T2. Possuo já uma extensa colecção de material e não tenho maqueta fixa montada.
Como ainda não comparámos bolsas também não sei se aí também estará melhor, já que este hobby não é propriamente dos mais baratos. Quanto à mulher também a minha é bastante apreciadora dos comboizinhos. Mas deixemo-nos de piropos e vamos lá ao que interessa:
Primeiro: Opção da escala
Para mim gostaria mais de possuir uma escala mais próxima da realidade possível, e aí a escala "1", enorme e dificilmente compatível com actividades "indoor". As escalas "N" ou "Z" são muito pequeninas para serem devidamente manipuladas pelos meus dedos grandalhões. Resta-me assim, depois desta brilhante redução, a escala H0 1:87. Por algum motivo é a mais divulgada mundialmente e a mais compatível com o espaço que temos nas nossas casas sem prejudicar todos os aspectos de pormenor, técnicos, de operacionalidade, etc.
Segundo: Sistema
Como é óbvio, pelo que já leu das minhas páginas, a minha primeira e única opção é o sistema de corrente alterna Marklin. As razões estão lá expostas.
Quanto à opção do digital ou analógico, também lá explico as diferenças e as vantagens.
Na minha óptica, para um iniciado que vai agora adquirir o seu primeiro material e quer ou pode fazer um investimento inicial um pouco mais dilatado só há uma opção razoável: O SISTEMA DIGITAL.
Para além das vantagens, da perspectiva de futuro, é o sistema que praticamente todos os fabricantes estão cada vez a adoptar. "Ontem", ao folhear os últimos catálogos da Marklin observei que as máquinas novas que vão sendo lançadas já vêm todas com um descodificador digital (embora possam também funcionar nos sistema clássico). Poderemos, assim, ler nas entrelinhas qual o sistema que o principal fabricante mundial está claramente a apostar. E ainda não rompeu definitivamente com o sistema clássico pois não quer comprometer a sua relação com os entusiastas de longa data que não lhe iriam perdoar terem sido abandonados.
Para colecção acho bem que se opte por manter máquinas analógicas sem serem transformadas. É o meu caso que tenho bastantes máquinas com mais de trinta anos.
Para as máquinas mais recentes ou se compram já com capacidades digitais ou se adaptam para poderem funcionar no sistema. Cerca de metade da minha colecção está apta a funcionar no sistema digital.
A Marklin tem uma opção digital mais barata, o Sistema Delta para arranque dum sistema, mas eu acho um mau investimento pois só permite a utilização simultânea de até 5 máquinas. O melhor é comprar-se logo o Sistema Digital e a Marklin está a propor um kit de iniciação muito interessante composto por duas composições, uma de passageiros e uma de mercadorias, uma oval com um ramal/estação de carris, um transformador e uma Unidade de Control. Chama-lhe de "Premium Start Pack" e destina-se a quem se quer iniciar com um investimento razoável, digamos que o custo seria o da compra do material circulante e dos carris e que o transformador e a Central Unit serão oferecidos. Claro que ninguém oferece nada a ninguém, mas a Marklin o que pretende com estes packs é fidelizar a clientela e dar-lhe um incentivo para optar por o seu sistema.
Terceiro: Electrónica
Não é necessário conhecer-se electrónica ou computação para se optar pelo sistema, embora esses conhecimentos ajudem. No meu caso parte dos componentes digitais são construídos por mim e isso representa alguma poupança. (cada descodificador K83 que reproduzo fica a cerca de 1/3 do valor da marca e não há problema nenhum de incompatibilidade ou de dano para o sistema pois o esquema electrónico é rigorosamente igual).
Quarto: Quanto a lojas ou locais onde se comprar:
(Resposta em branco por
razões óbvias; este site é puramente amador e não mantenho
qualquer tipo de interesse, nem relações com entidades
comerciais).
Força nesse arranque e vá dando notícias e sempre que quiser disponha,
Se quiser colaborar nas minhas páginas seria útil ter uma perspectiva de quem vai arrancar com o hobby. Os seus artigos certamente iriam ajudar novos entusiastas.