2001-09 – Construção Cénica - Montes
PERG: Li a sua página na Internet, e depois de 30 anos de intervalo, na dedicação a um hobby chamado Marklin, recomeço com as tecnologias de ponta da marca. Ainda muito no início. Mas um dos meus problemas está na construção daqueles montes e paisagens tão necessários à construção do layout. Experimentei o gesso, mas ao minímo toque lá se vai algum promenor. Há algum truque ou qualquer outro material? ....
RESP: É bom conhecermos novos entusiastas, empenhados na prossecução e divulgação deste nosso hobby. Todos juntos poderemos partilhar mais informações e experiências.
Infelizmente os conhecimentos que possuo do modelismo de paisagens é reduzido e acima de tudo teórico. Isto deve-se a ainda não ter tido possibilidade de montar uma maqueta a sério.
Da minha reduzida experiência em modelar montes posso indicar-lhe a minha técnica: Costumo utilizar espuma expandida de plástico (daquela que costuma aconchegar os electrodomésticos nas caixas). Não utilizo esferovite pois desagrega-se e é atacada por colas de contacto. A espuma que utilizo é leve, branca e parece um aglomerado de matérias plásticas. Primeiro colo os bocados paralelipipédicos para formar uma massa da dimensão do monte e, depois com a ajuda de uma faca cortante (costumo utilizar uma faca eléctrica) vou modelando para obter a forma desejada do monte. Inclusivamente posso cortar por baixo para fomar um túnel cujas paredes interiores podem ser arredondadas pela faca. depois de colocada a linha no layout é só sobrepor o monte inteiro (colado ou simplesmente encaixado) e, posteriormente, com a ajuda de cola, pós de diversas cores, massa de modelagem e adereços cénicos criar o máximo de realismo que conseguir. A matéria plástica tem a vantagem de ser leve, passível de ser colada e manter a sua integridade e pode ser encontrada junto aos restos das caixas de computadores, electrodomésticos, etc. em pequenos ou grandes pedaços que depois de associadas podem formar massas de suficientes dimensões.
Tenho em casa um monte criado por este método, que conservei após haver desmontado o layout e que pretendo utilizar, com as devidas alterações no próximo layout que montar.
Consulte livros de modelismo ou procure sites na internet que contenham experiências neste campo e utilize ao máximo a sua imaginação.
Disponha sempre,