2002-05 – MANUTENÇÃO DE LINHAS M
PERG: Aqui vem ele com mais uma dúvida existencial : Mas que penso merece um artigozinho no seu site !!! Quais os cuidados a ter com a manutenção da linha ?!?! Deve-se usar algum produto para a manter oleada ?!?! Há perigo de ela oxidar ?!?! quando não usada durante algum tempo ?!?
RESP: Bom vamos lá, aceito o desafio !!!
Da minha experiência com via Marklin M (metal), cujo balastro é de metal e a linha de chapa de ferro dobrada, eu procedo da seguinte forma para a conservar:
Quando vou conservar as linhas dentro das respectivas caixas, antes de as arrumar, lavo-as com uma mistura de 50% de água e 50% de petróleo de iluminação (vermelho). Depois deixo-as escorrer e guardo-as dentro das caixas enroladas em papel encerado. A lavagem limpa todo o pó e sujidade entranhado nas linhas ao mesmo tempo que o petróleo cria uma capa protectora não oleosa que protege contra a corrosão. É interessante ver a porcaria negra que escorre das linhas após a lavagem, ninguém acreditaria na porcaria que se acumula ao longo dos tempos nas linhas.
Continuando nas linhas M, se pretendo limpar as linhas já montadas no circuito:
Se as linhas se encontrarem muito sujas vou levantando-as a pouco e pouco e lavo-as da maneira que já referi anteriormente.
Se as linhas se encontrarem relativamente limpas, utilizo um vagão limpa vias, munido de um feltro embebido em álcool isopropílico, e percorro a totalidade da linha removendo a gordura e restos de borracha dos carris.
Em qualquer dos casos periodicamente, digamos de ano a ano, levanto os troços de linha e banho-os na mistura de água petróleo para proteger o balastro de metal da corrosão.
Nunca utilizo o vagão limpa vias com qualquer abrasivo, seja lixa ou outros, pois isso iria retirar a capa metalizada protectora do carril e seria o primeiro passo para nele entrar a ferrugem.
Na linha C (e presumo que o método possa ser o mesmo para a linha K), cujo balastro é de plástico e a linha de liga inoxidável (ou pelo menos deveria ser), limito-me a passar com uma escova (ou pincel) para remover a poeira e posteriormente com o vagão limpa vias para remover a gordura e borracha das linhas (usando o método já referido).
Em qualquer das duas linhas costumo usar periodicamente um spray de silicones, Magic Spray por exemplo, que protege as linhas da poeira (criando uma camada onde a poeira não agarra) e no caso das linhas M também tem a capacidade de proteger da corrosão.
Para ver as vantagens em relação aos plásticos lembrem-se que o spray de silicones é muito utilizado por todos nós na protecção dos tabeliers dos nossos carros. O Magic spray pode ainda ser utilizado para protecção das carruagens e vagões de metal (mas isso pertence a outro departamento).
Basicamente são estes os cuidados que uso na protecção das minhas linhas, nunca uso produtos que possam prejudicar as linhas, abrasivos, solventes diluentes e, no caso dos plásticos, nunca uso produtos que os atacam (caso das acetonas).