2001-12 – UM PORTUGUÊS NAS ALEMANHAS
Olá para começar parabéns a esta fantástica página. sou o Nuno Vicente, de Alcobaça, com 31 anos, e decidi começar a realizar um sonho de infância que era o modelismo ferroviário, em especial Marklin, porque morei 16 anos na Alemanha e conheço um pouco desse mundo fantástico.
Pois então comecei à pouco e já comprei o meu primeiro set de iniciação que é digital (delta) 29625 da Marklin. Algumas caixas de kit de linhas como o C3 +C4 +C5, umas carruagens, vagões, e mais uma locomotiva a 33723. Comprei isto tudo numa viagem à Alemanha (viagem que faço com frequência porque sou importador de viaturas e peças automóvel para Portugal). Os nossos preços são, como diz "...nem com droga" ou, como penso eu, nem a fazer horas extra no parque Eduardo 7º.
Mas calma aí, deixemo-nos de brincadeiras e falemos de coisas sérias: como ia a dizer os preços por cá são uma loucura por isso tudo o que compro compro directamente na Alemanha visto que domino a língua melhor que português "enfim coisas de filho de emigrantes", sabe como é. Daí que há excelentes oportunidades, ou em vários construtores desse material . . . Já cheguei à conclusão que o passo seguinte é comprar o sistema digital, eu tenho o delta e depois de ver as possibilidades do digital o caso muda de figura. Bem não há ninguém que nasça ensinado .
Para agora chega, espero . Se quer saber mais sobre mim pergunte a vontade. Vou ter que me despedir porque tenho a minha Maria à espera para ir jantar, que, só cá para nós também pegou o bichinho dos comboios o que facilita a coisa numa compra mais sem querer, enfim. bom tchau. Espero no futuro poder partilhar convosco as nossas experiências deste hobby. fiquem bem.
Nuno Vicente
PS desculpem lá alguns erros na escrita mas são coisas de quem viveu metade da vida na alemanha TCHAU.
Bom dia Nuno, Caro Herr. Nuno, (será assim?)
Vamos lá ser diferentes, vamos lá cotá-lo.
Com que então Alcobaça, linda terra com um convento belíssimo, com aquela cozinha auto suficente em pescaria, e boa fruta. Tudo bom nessa região. Dois pontinhos na minha consideração.
31 anos - excelente idade para iniciar ou retomar este hobby. Mais 3 Pontos
E tem uma Maria que também gosta do hobby - ouro sobre azul. Isto vale 5 Pontos - Já atingiu o Suficiente
Erros de escrita - vê alguns erros? Nem me apercebi. 0 Pontos - assim não vai lá
Lê e escreve em alemão - que inveja, eu só inglês o que me deixa à mercê dos vendedores; alguns dignam-se responder em inglês mas outros, embora compreendendo o que eu escrevo, só me respondem em alemão e eu que me desenrasque. C'est la vie (that's french). 5 Pontos
Ainda por cima faz-me um elogio - se fosse narcisista seriam 8 pontos, ao invés leva 1 ponto - para que os leitores não percebam quanto inchado me encontro com estes piropos
Finalmente gosta da Marklin - 3 pontos
Pontuação Final: 19 valores. Os vinte só os dou a quem acorda a pensar em comboios, lava os dentes com uma escova da marklin, toma o pequeno almoço numa chávena almoçadeira da marklin,...blá blá Marklin blá,...tem um layout da Marklin com pelo menos 100 metros quadrados .... blá blá Marklin blá,... e finalmente veste um pijama do Big boy e enfia-se em lençois Marklin, a contar comboiozinhos..... ZZZZZZZZZZ!!!. (tirem-me deste filme!!)
Felizmente para sua Maria a Marklin ainda não dá para tudo, e existem outras urgências!!!! Não não é no que estava a pensar lembrei-me de, por exemplo ir beber umas bejecas com os amigos, desancar o árbito que roubou um penálti, etc.
Estava a ler o seu email e babava-me tanto, dos seus elogios, que tive de ir buscal um balde para não molhar a alcatifa. É sempre agradável ver que o nosso esforço, dedicação e, porque não, carinho estão a ser apreciados por outras pessoas. E, ainda mais que tudo, que neste mundo de oportunismo, de velocidade e de efémera mudança ainda existe alguém que pára para fazer um elogio ou simplesmente para comunicar.
Voltando à vaca fria, ou seja ao nosso hobby, já que já tem um conjunto delta para evoluir para o digital basta-lhe comprar uma Central Control 6021. Não é preciso comprar um set de iniciação completo a não ser que queira aproveitar para adquirir mais duas composições um transformador e mais linhas a um preço muito mais convidativo que o da opção de comprar todas as peças em separado. A central delta que já tem pode vir a ser reaproveitada na nova maqueta digital pelo que nada se perde, tudo evolui. Os sítios onde pode adquirir a Central Control 6021 variam mas o Nuno já conhece a maioria onde é mais vantajoso comprar incluindo os leilões da ebay alemã onde aparecem montes de 6021's retiradas dos sets de iniciação a preços que rondam entre os 25 e os 30 cts.
.........
Vá dando notícias dessa reiniciação para podermos partilhar as suas experiências.