2001-09 – DÚVIDAS

PERG: Parabéns a pagina esta muito completa. Eu estou a começar a tentar iniciar-me no mundo do ferro modelismo e tenho algumas perguntas para fazer:

1. Qual o custo médio de um sistema básico mas com grandes possibilidades de evolução do tipo " SISTEMA DIGITAL" que vem descrito no fórum.

2. Quanto às outras marcas existentes (eu só conheço a lima...), não terão também coisas boas? É que no site fica uma imagem "MARKLIN" e do resto não se sabe nada.

RESP: A minha página ainda se encontra muito incompleta mas vai sendo construída aos poucos. No entanto obrigado pelo elogio que é sempre agradável de receber.

Começo pelo fim tentando explicar a minha tendência para o sistema Marklin:

Nas minhas páginas só descrevo sistemas de corrente alterna, analógica e digital. Sendo a Marklin a principal e praticamente a única marca que suporta este sistema, e sendo, de igual modo, a marca da minha eleição, é natural que no meu site a privilegie.

Existem outras marcas que fabricam para o sistema alterno mas, normalmente, limitam-se a construir máquinas e material rolante compatíveis com os sistemas Marklin, numa óptica de aproveitar aquele, importante, nicho de mercado.

Outros sistemas de corrente alterna analógica e digital, embora sabendo da sua existência, não os conheço o suficiente para me pronunciar.

No tocante a um Sistema Básico de Iniciação: a Marklin comercializa sistema básicos de iniciação a preços mais atractivos que os que encontraria comprando todas as peças em separado. Esses sistemas podem ir dos 175 € aos 500 € consoante o material rolante envolvido, o tamanho e complexidade do circuito e a maior ou menor margem comercial. Estes preços são só indicativos e poderão na realidade ser superiores. No entanto caso pretenda no futuro evoluir para o sistema digital é preferível fazer logo esse investimento inicial do que depois ter de comprar as centrais digitais e transformar todas as locomotivas para o sistema digital.

Sistema Digital de Iniciação: a Marklin comercializa um sistema digital de iniciação a um preço muito atractivo que poderá rondar entre os 600 € 1500 €. O preço é algo elevado mas considerando que o pacote inclui duas máquinas digitais com funções extra (luz, fumo e sons), uma das máquinas a vapor e outra diesel ou eléctrica. Inclui ainda as respectivas carruagens e vagões para formar duas composições completas, uma de passageiros e uma de mercadorias, transformador, central digital com capacidade de controlo de máquinas e um circuito de linhas oval com um ramal estação.

Todo o material comprado separadamente poderá facilmente custar bastante mais que o custo do set de iniciação respectivo.

Quanto aos links nacionais praticamente só existem de comerciantes que obviamente não cito. No que toca aos links estrangeiros poderá facilmente encontrar digitando algumas palavras chave nos motores de busca internacionais.

As palavras poderão incluir o nome de fabricantes e/ou outras tais como "Model" "Railroad" "Railway" "Layout" "H0" "Digital" "AC" "DC", etc, individualmente ou em combinação de duas ou mais.