2007-03 – V200-MFX (pára e silva)
PERG: Tenho uma V200 Marklin MFX, que comprei no ano passado, avariada: de vez em quando pára emitindo um silvo de frequência dependente da velocidade regulada na central station. Também o ralenti é por vezes irregular. A máquina está sob garantia. Conhece este tipo de avaria? Terei eu o motor C-sinus avariado?
RESP: Ainda nunca observei o problema que me reportou. Seria interessante verificar esse comportamento com outra unidade de controlo.
No entanto o que recomendo, que é o que a Marklin recomenda, é que a locomotiva não seja mexida e que seja entregue para reparação no dealer onde a comprou, acompanhada do respectivo recibo de pagamento, para efeitos de accionamento da garantia.
O motor C-sinus é um motor muito recente e de elevada integração de electrónica digital. Por isso, também a sua manutenção/reparação complicada e usualmente o recurso é a sua substituição. Como está na garantia, deixe à Marklin o ónus da resolução do problema (como lhe compete). Fora da garantia, será outra situação que teremos de observar no futuro.