2009-01 – Tomadas de Corrente a Cada 2 Mt
PERG:
Gostava, se pudesse claro, que me esclarecesse umas duvidas.
1ª. Li algures que em layouts grandes, de 2 em 2 metros devia-se isolar a linha ligando os fios. Isso é mesmo necessário? Do que tenho lido sobre isso ainda não percebi o porque, e como o meu layout não é apenas uma oval (pois já vi um esquema dessas ligações numa oval) não sei se estarei a fazer bem.
2ª. OS decoders K83 podem ser ligados directamente á central station, correcto ?
RESP:
Provavelmente o que leu é que se deve ter uma tomada de corrente a cada 2 mt de linha. Essas tomadas de corrente encontram-se todas ligadas em paralelo e à mesma saída, ou do transformador ou da central digital e, portanto, a linha não necessita encontrar-se isolada na secção dessa tomada de corrente. O que se pretende com essa medida é reduzir a resistência natural da linha.
No caso em que só exista 1 tomada de corrente e o comprimento da linha seja superior a 2 mt, devido à resistência do percurso, tanto a voltagem como a amperagem da corrente têm tendência a diminuir e as composições podem apresentar um comportamento mais lento nessa zona ou, inclusivamente, perderem o sinal digital (no caso de operação em digital).

O Esquema ajuda a compreender a situação e também mostra que os K83 podem receber corrente directamente da via. Alternativamente podem ser ligados directamente à Central Station.
No esquema estão reproduzidas as antigas unidades digitais. Com a central station, o keyboard, o control f80 e a central unit são substituídas pela central station. O resto do esquema mantém-se.
Também outra solução é a que nos é apresentada pela Marklin:

Em vez de ir ligar à central o outro ponto de tomada de corrente pode-se ligar um segundo ponto de tomada de corrente directamente à via junto do primeiro ponto de tomada de corrente.
Existe, ainda, outra alternativa, a que eu adoptei e acho mais adequada a layouts grandes:
Uma distribuição longitudinal por baixo da mesa, feita com fio de elevada secção (ex: 1,5 mm multifilar), donde partem as diversas tomadas de corrente à via (essas podem ser já com o fio normalmente adoptado pela marklin). As diversas tomadas de corrente a esta distribuição longitudinal poderão ser efectuadas através de caixas de distribuição (para o que podem ser usadas as usuais caixas de junção eléctricas).