O Antigo Sistema Delta da Marklin

 

  Componentes Delta   Esquema de Ligação   Migração/Bricolage       Página Inicial

 

O SISTEMA DELTA - UM DEGRAU ANTES DO DIGITAL

Até ao advento do novo Marklin System o Sistema Digital da Marklin Delta constituiu o sistema de iniciação, normalmente fornecido com os Conjuntos de Iniciação de entrada da gama Marklin.

A Marklin apresentou o Sistema Delta como o sistema de entrada no Digital. Tratava-se de um sistema mais acessível, muito fácil de montar e de manusear mas também com muito menos possibilidades de exploração e de evolução.

As diferenças entre o sistema Delta e o Digital resumem-se no seguinte quadro:

Características

DELTA

DIGITAL 6021

Nº Máquinas endereçáveis

4 + 1

80

Controle Agulhas

Não

Sim – até 255

Controle Sinais

Não

Sim – até 255

Potência Output

30 VA

50 VA

Funções Locomotiva

1 p/ dois toques de inversor

Até 4 + 1

Funções de detecção de Via

Não

Sim

Controle remoto locomotivas

Cont. p/ cabo – 1 locomotiva

Cont. p/ Infravermelhos – 80 locomotivas
Controle p/ Computador

Não

Sim

Controle p/ Outros Dispositivos

Não

Sim

Extensividade do Controlador

1 Controle Remoto p/ cabo

Keyboards - Até 16

Unid. Cont. Locomotivas - várias

Interface - 1

Unid.Memory – várias

Booster - vários

Para além destas características convém referir que o investimento no sistema Delta nunca se perde, pois tanto as locomotivas como o Controlador Delta podem, ser reaproveitados numa futura migração para o Sistema Digital:

O Controlador Delta pode ser aproveitado como Booster do Sistema Digital, podendo ser ainda ser controlado directamente por um computador Pc to Delta Control;

As máquinas Delta podem circular no Sistema Digital embora apresentem as seguintes limitações que se encontram relacionadas com as características do descodificador Delta nelas instalado:

Características

Descod. DELTA

Descod. DIGITAL

Nº Endereços

15 – em digital 5 – em Delta

80

Funções

1 p/ dois toques de inversor

Até 4 + 1

Motores Marklin Universais

Sim

Sim – (mod: 6080)

Motores Corrente Contínua

Não

Sim (modelos específicos)

Inércia Travagem

Não

Sim (modelos específicos

Inércia Aceleração

Não

Sim (modelos específicos

Nota: em princípio, o descodificador Delta só pode ser aplicado em locomotivas Marklin equipadas com o clássico inversor electromagnético e em algumas máquinas, de motor Marklin Universal equipadas com o inversor electrónico. É um descodificador particularmente indicado para as máquinas mais simples, em que as funções não são uma exigência, dado se tratar do descodificador da Marklin que apresenta a melhor relação preço/performance. Actualmente, à excepção da gama Hobby, em que a Marklin mantém o tradicional inversor electromagnético, o descodificador Delta é o inversor que é aplicado a toda a gama comercializada como não digital, pois assegura o funcionamento tanto nos sistemas digitais como mantêm uma compatibilidade com os sistemas analógicos tradicionais.

Em Resumo: quanto a mim uma boa solução de entrada no modelismo ferroviário Marklin pela sua excelente relação preço/material incorporado + performance.

---------------------------------------------------------------------------

O que é que o DELTA permite? Material Necessário Ligações Locomotivas Convencionais Locomotivas Digitais Locomotivas Digitais em Sistemas Convencionais Digitalização Locomotivas Controle de Acessórios Migração p/ Sistema Digital Controle p/ Computador

---------------------------------------------------------------------------

COMPONENTES DO SISTEMA

Delta Control (6604) Transformador Delta Pilot (6605) Descodificador Delta (6603 ou 66031)

O QUE É QUE O SISTEMA DELTA PERMITE

Permite a operação independente e simultânea de até quatro locomotivas que devem ser equipadas com um descodificador delta ou um decodificador digital. A adição dum comando remoto por cabo "Hand Pilot" permite o controle de um quinto motor.

Os símbolos na unidade de controle do delta correspondem aos seguintes endereços: Máquina a vapor: 78; Máquina diesel: 72; Automotora: 60; Máquina eléctrica: 24. O "Hand Pilot" requer o endereço 80.

MATERIAL NECESSÁRIO

1. Uma Unidade Central "Marklin Delta Control" - 6604

2. Até cinco locomotivas equipadas com um descodificador delta ou um decodificador digital.

3. Em opção um "Hand Pilot" - 6605 para controle da quinta locomotiva.

4. Um transformador analógico Marklin com selector de controle da velocidade e uma saída de até 30 VA's.

5. Linhas e restante material rolante.

LIGAÇÕES

A Unidade Central Delta é ligada o transformador e as linhas. A "Hand Pilot" é ligada directamente à Unidade Central Delta em terminais . Devem ser seguidas as instruções que acompanham o equipamento.

LOCOMOTIVAS CONVENCIONAIS (ANALÓGICAS) NO SISTEMA DELTA

Embora as locomotivas convencionais (analógicas) funcionem nos sistemas digitais não permitem que sejam controláveis por não disporem dum descodificador digital (delta ou digital). Os sistemas digitais mantêm uma voltagem constante na linha de 16 volts alternos. Consequentemente, as locomotivas convencionais funcionariam a uma velocidade constante e não controlável.

LOCOMOTIVAS DIGITAIS NO SISTEMA DELTA

As locomotivas equipadas com um descodificador para o Sistema Digital também podem funcionar no Sistema Delta. Contudo, o seu endereço digital deve para ser aceitável para o Sistema Delta (24, 60, 72, 78) ou com o "Hand Pilot" (80). Estes endereços são por meio dos "dipswitches" instalados no descodificador digital. Consulte a tabela de codificação dos endereços.

ADAPATAÇÃO DE LOCOMOTIVAS CONVENCIONAIS PARA OS SISTEMAS DIGITAL E DELTA

As locomotivas convencionais podem ser convertidas para os sistemas Delta ou Digital? Para essa conversão é necessária a substituição da unidade inversora nelas originalmente instalada por um descodificador Delta (6603 ou 66031), ou Digital (6080 -"c80 ").

A realização desta operação está ao alcance de qualquer amador (com jeito para montagens electrónicas miniatura), mas, de acordo com o regulamento Marklin, anula a garantia. Nas operações de manuseamento e de soldagem devem ser respeitados os princípios de protecção dos componentes electrónicos das descargas de eléctricidade estática. Finalmente, os descodificadores Delta são mais baratos que os Digitais e podem ser utilizados na maioria das conversões.

LOCOMOTIVAS DIGITAIS NOS SISTEMAS CONVENCIONAIS

É possivel a utilização de locomotivas digitais nos sistemas convencionais, desde que o descoficicador nelas instalado seja configurado para esse efeito (todos os "dipswitches" em "OFF")

CONTROLE DIGITAL DE ACESSÓRIOS

O Sistema Delta não permite o controle de acessórios (agulhas, sinais, etc.). Para o efeito será necessária a migração para o Sistema Digital.

MIGRAÇÃO PARA O SISTEMA DIGITAL / BRICOLAGE

Todos os componentes Delta são reaproveitados numa futura migração para o Sistema Digital:

O Controlador Delta pode ser aproveitado como Booster do Sistema Digital de acordo com o seguinte esquema de ligações:

As máquinas Delta podem circular no Sistema Digital embora apresentem algumas limitações já referidas.

CONTROLO P/ COMPUTADOR

Outra utilização muito interessante do Delta Control 6004 é de poder ser controlado directamente por um computador. Como se pode ver na imagem que segue, o Delta Control amplifica o sinal digital da porta série RS232 dum computador e alimenta a via com corrente alterna e respectiva informação digital. Funciona assim como um Booster do sistema reservando para o computador a função de Controlador.

Limitado à utilização dum computador e do respectivo software de gestão, bem limitado a uma corrente disponível (32 VA), inferior à do Central Control 6021 (52 VA), este sistema ultrapassa as limitações do sistema Delta:

- de 4 máquinas passam a poder ser enderessadas 80;

- passam a poder ser controlados até 256 selenoides (agulhas, sinais, etc) pela utilização de descodificadores de acessórios (por exemplo: K83 e K84).

---------------------------------------------------------------------------

Copyright © 1999 [Luís Valente]. All rights reserved.
Revised: 20 Fevereiro, 2008