![]() |
|
| Novos Dispositivos | Compatibilidade com o anterior sistema 6021 | Bases do sistema | Ligações Eléctricas | Página Inicial |
MARKLIN SYSTEM
(Traduzido e adaptado de versões Alemãs e Espanholas)
Em Fevereiro de 2004, na feira anual de Nurenberga a Märklín anuncou o seu novo sistema digital, chamado de modo genérico de Märklín System. As suas características são impressionantes e abrem novos horizontes no mundo do Modelismo Ferroviário Digital, prevendo-se que venham a operar uma verdadeira revolução. Depressa surgiram folhetos em vários idiomas, explicando o novo sistema, tendentes a satisfazer a natural curiosidade de todos aficionados sempre ávidos de novas experiências e soluções para as suas maquetas. Na página alemã da marklin http://www.maerklin.de encontra-se uma nova secção dedicada ao Märklín systems onde podemos encontrar as FAQ (perguntas mais frequentes). Como o texto original se encontra em alemão abaixo tento reproduzir, o mais fielmente possível, as características mais relevantes do sistema em português:
|
|
|
PERG: Quantas locomotivas podem ser controladas através da Mobile Station (MS)?
A Mobile Station (MS) 60652, fornecida nos conjuntos de iniciação, fornece uma corrente de aproximadamente 1,2 Amperes, o que é suficientes para alimentar 3 ou 4 locomotivas (consumo médio) dependendo do padrão e das exigências de consumo elétrico. Existirá ainda uma outra Mobile Station (MS) fornecida com uma potência de saída 1,9 Amperes, que poderá movimentar 6 ou 7 locomotivas. O consumo de corrente duma locomotiva depende de seu consumo nominal e das funcionalidades que lhe estão a ser exigidas (velocidade, tracção e funções).

PERG: Qual a razão de dois modelos diferentes de Mobile Station (MS)?
Trata-se implesmente de uma questão de custo. O Booster (saída de potência) da variante de 1,9 Amperes é claramente mas cara e, assim, foi criada a versão, mais barata, destinada aos conjuntos de iniciação. As maquetas com mais de 3 / 4 locomotivas já se encontram para além do nível de iniciação e para elas existem outras soluções Marklin. Nestes casos pode-se optar pela aquisição duma segunda MS. Ambas as unidades irão ser comercializadas individualmente.
PERG: Podem controlar-se agulhas com a Mobile Station (MS)?
Não é possivel. O MS só se destina a controlar locomotivas. Foi idealizada para controlar o tráfico de locomotivas em maquetas pequenas e conjuntos de iniciação. Para um controle mais eançado de agulhas, sinais e interface com computador (para controle através de software apropriado) a Marklin desenvolveu a sua nova Central Station (CS). Esta nova unidade, embora com um custo mais elevado permite elevar o comando de maquetas a níveis mais exigentes. A evolução da MS para a CS pode ser efectuada sem a perda de qualquer das componentes anteriores. A MS passa a ser um comando adicional da CS.
PERG: É possível a utilização de cabos de extensão para a MS?
Não se encontra previsto a disponibilização de cabos de entensão para a MS. A opção de extensões encontra-se contemplado no sistema da Central Station (CS) onde os diversos MS poderão ser ligados numa rede.
PERG: A MS e CS partilham a mesma base de dados?
Sím, a base de dados que contem todos los modelos da Märklin com decodificadores delta ou digitais instalados de fabrica desde 1984 até 2004. Os novas locomotivas con decoders mfx não estão registados nesta base de dados dado que eles se identificam a si mesmos (endereço, funções e direcção) aquando do arranque do sistema.
PERG: Como é que se atribuem os símbolos de função na MS para uma locomotiva convertida para digital?
Selecciona-se uma locomotiva (das 900 que aproximadamente estão contidas na base de dados) em que as funções coincidam com a que pretende configurar e depois só resta configurar o endereço e o sentido de direcção através de menus. Todas as restantes configurações e o símbolo de identificação permanecem sem alterações.
PERG: O display da MS tem retro iluminação?
Não
PERG: Pode-se adicionar boosters ao sistema comandado pela Centra Sation (CS)?
Sím, irá ser disponibilizado um booster para o novo sistema. Esse booster será capaz de actuar sobre os descodificadores mfx, ou seja enviar os sinais dos mfx detectores de via para a CS. O control dos boosters, dos sinais e das agulhas será efectuado a partir do bus da CS, disponível em 2005
PERG: Quantos MS podem ser ligadas à CS?
Está previsto poder-se ligar 2 MS directamente ao sistema da CS.

PERG: Quais as ligações e velocidaded de transmissão do interface da CS?
A CS vem integrado com um interface Ethernet, pode ser ligado às ligações de rede da maioria dos Computadores PC e MAC actuais. A velocidade de trasmissão é de 10 Mbits/seg (o anterior interface 6051 debita 2048 bits/seg).
PERG: A CS dipõe da funcionalidade de controle de caminhos como a anterior Memory?
Ainda não se encontra decidida a sua forma, mas está pervisto poder controlar-se caminhos e sucessão de comandos na CS (informação de Março de 2004). Para quem adquira a CS sem essa funcionalidade irá ser possível a sua actualização através de software. Aliás, todo o sofware da CS poderá ser sucessivamente actualizado por upgrades à sua flash memory embutida.
PERG: Qual a razão das teclas na CS se possui um ecrãn táctil?
As teclas existem para oferecer maior conforto e rapidez de manipulação já que podem ser pressionadas às cegas (como muitas vezes acontece). Elas estão configuradas para as funções usadas mais frequentemente. As restantes operações específicas à locomotiva seleccionada estão disponíveis no ecrãn táctil.
PERG: O ecrãn táctil irá degradar-se mais rápidamente pelas sucessivas e necessárias limpezas?
Não, se se limpar adequadamente com camurças e produtos de limpeza disponibilizados pela Marklin.
PERG: Qual a potência do booster embutido na CS?
A CS inclui um andar de potência de 3 Amperes.
PERG: Porque é que existem transformadores de 18 VA e de 60 VA nos conjuntos de iniciação?
O transformador de 60 VA pode ser usado numa utilização mais avançada quando a maqueta cresce, por exemplo com uma segunda MS de 1,9 A ou com uma CS. Este traformador de 60 VA equipa as caixas de iniciação mais avançadas, e portanto, mais caras. As caixas de iniciação mais simples e mais acessíveis vêm equipadas com a variante de 18 VA, que no futuro pode ser utilizado como acessório de iluminação, etc.
Compatibilidade Com o Anterior Sistema Central Unit 6021
PERG: Poderão ser utilizados os dispositivos anteriores (6021, 6036, 6040, 6043)?
Sim, está previsto, através de um adaptador opcional, poder-se ligar todos os dispositivos do anterior Sistema Marklin Digital. Dada a sua arquitectura interna todos estes dispositivos poderão manter o antigo leque de funcionalidades. A caixa adaptadora irá ser disponibilizada para o mercado no início de 2005.
PERG: Pode-se ligar a MS directamente à anterior 6021?
Não! A ligação entre os dois sistemas só será possível entre a nova CS e os antigos dispositivos através da caixa adaptadora já referida.
PERG: Poderá a MS substituir a 6021 numa maqueta?
A MS só poderá comandar as locomotivas e respectivas funções, com as vantagens já referidas anteriormente, nomeadamente a de reconhecer os decoders mfx.. Para operar os decoders de desvios e de sinais, entre outros, será necesario separar a via dos desvios e sinais; a via passará a ser comandada pela MS, enquanto os sinais e desvios podem continuar a ser comandados pela 6021.
PERG: Qual a nova função da 6021 no novo sistema CS?
A 6021 irá converter-se num simples controlador de locomotivas como a anterior 80F (6036). Irá perder-se a função de unidade central e de Booster que exercia no anterior sistema.
PERG: Os antigos Boosters 6017 e 6015 poderão continuar a ser utilizados?
Não, essas unidades antigas não permitem a auto identificação pelo que para se poderem utilizar os decoders mfx não poderão ser utilizados.
PERG: E os decoders k83 e k84, poderão ser utilizados?
Perfeitamente. Aliás são rigorosamente iguais em termos electrónicos aos da nova geração que deles apenas diferem nas ligações.
PERG: E os encoders de via S88 também poderão ser utilizados no novo sistema?
Irá ser disponibilizado no início de 2005 um adaptador opcional que permitirá a utilização destes detectores dos sinais de via.
PERG: O Interface 6051 ou 6050 também poderá continuar a ser utilizado?
O interface irá continuar a ligar-se lateralmente à 6021, que, por sua vez, irá ser ligada à CS através da caixa de adaptação já referida anteriormente. Deste modo todos os sistemas de controlo anteriores poderão também ser ligados ao novo Marklin System.
PERG: As locomotivas actuais, Delta ou Digitais, funcionam com a nova CS?
Sim, sem poblemas. No entanto podem ser observadas alterações no comportamente de algunas locomotivas em função do decoder que têm instalado. Nestes casos os problemas podem ser corrigidos por reprogramação dos decoders
PERG: Locomotivas equipadas com decoders de otras marcas, podem funcionar com as novas MS ou CS?
Sim,, todas as locomotivas cujos decoders já eram controlados pela 6021 (por exemplo ESU), podem continuar a funcionar sem problemas com os novos dispositivos.
PERG: Qual o significado da sigla mfx e quais as características que esses decoders apresentam?
Mfx significa “multifunção”. As características destes decoders comparados com os actuais residem na sua capacidade de se identificarem perante os controladores do sistema Marklin System que os reconhecem em todos os parâmetros (endereços e programações) sem necessidade de recurso a switches ou potenciómetros, Para cada locomotiva devem-se criar ou programar decoders mfx específicos.
PERG: Como e quando adquirir estes decoders mfx?
Os decoders mfx estarão disponíveis em caixas de actualização para os modelos actuais e poderão ser adquiridos individualmente, encontrando-se prevista a sua venda a partir do 4º trimestre do corrente ano de 2004.
PERG: Os decoders mfx irão permitir a localização das locomotivas na maqueta?
Não, este tipo de decoders só irá permitir a auto identificação na locomotiva e não o seu posicionamento na maqueta.
PERG: Em caso de existirem duas locomotivas iguais equipadas com decoders mfx na mesma maqueta como proceder?
Todas as locomotivas equipadas com decoders mfx diferem claramente entre si e são sempre identificadas pelo sistema de forma clara e separada. Não existe necessidade de se realizar qualquer operação de reprogramação.
PERG: Quantas locomotivas estarão disponíveis na lista dum sistema equipado com duas Mobile Station?
Somente 10 locomotivas já que as duas Mobile Station transferem entre si a informação.
PERG: Como poderão funcionar as locomotivas equipadas com decoders mfx num sistema 6021?
Funcionam sem quaisquer problemas. Estes decoders encontram-se perfeitamente habilitados para funcionar nos diversos sistemas da Marklin: analógico, delta, digital 6021 ou System.
PERG: Qual o endereço que assume uma locomotiva mfx num sistema 6021?
A locomotiva mfx assume um endereço disponível no antigo intervalo de 1 a 80, O endereço específico vem explicitado nas instruções de operação da locomotiva. Como os decoders mfx não possuem switches ou potenciómetros qualquer modificação de parametrizações deve sempre fazer-se a partir do teclado da 6021.
PERG: Como é que se configura um decoder mfx no novo Sistema Marklin?
Não existem dip switches ou potenciómetros. No novo Sistema Marklin estes decoders identificam-se e são identificados automaticamente pelo Sistema sem qualquer intervenção humana.
PERG: Como é que se seleccionan as antigas locomotivas delta ou digitais na base de dados?
Percorrendo o menu da Mobile Station poderão ser seleccionados endereços num intervalo de 1 a 80. No ecrã da Mobile Station aparecerá a expressão “locomotiva xx” onde xx representa o endereço. Depois só é necessário alterar-se o nome da locomotiva através do menu “nome da locomotiva”.
PERG: Existe a possibilidade de actualização do software e base de dados da Mobile Station? A través de que interface?
Encontra-se prevista a possibilidade de actualizações através da futura Central Station. Para que isto possa acontecer as mobile Station e a Central station devem encontrar-se ligadas através dos seus cabos de ligação (via caixa de ligação). Por sua vez a actualização do software da Central Station poderá realizar-se através dum interface Ethernet.
PERG: Quando irá ser disponibilizadas as referidas actualizações e donde irão ser efectuados os respectivos “downloads”?
A Marklin ainda não disponibilizou qualquer informação sobre esta questão.
PERG: Estará previsto algum esquema de controlo tipo painel gráfico de controlo, como a antiga switch-board?
Sim está prevista uma funcionalidade desse tipo, provavelmente a través duma aplicação especial. No entanto, nada se sabe de momento qual o seu desenvolvimento futuro.
PERG: Que características dispõe o novo “Bus” do Sistema Marklin?
Este novo “Bus” encontra-se preparado para apresentar uma maior flexibilidade com a possibilidade de múltiplos controladores em diferentes locais da maqueta, chegando a distâncias de 50 m entre si
PERG: Pode-se retirar ou esconder a caixa de conexão à via?
Esta conexão foi concebida para uma fácil e rápida ligação da Mobile Station à linha. Em particular foi sobretudo pensada para o uso de crianças. Se a caixa estorva ou não se integra na maqueta pode sempre separar-se e colocar-se num lugar em não incomode, inclusivamente debaixo da Maqueta. Também se encontra previsto a sua aquisição em separado.

Podem usar-se mais de uma ligação de corrente à maqueta?
Sim sem algum problema, No entanto, deve-se ter em conta que só é possível a ligação de 2 Mobile Station e que estas devem encontrar-se ligadas à mesma caixa de ligação.
Podem-se utilizar vias de alimentação adicionais?
Em maquetas grandes é conveniente alimentar as linhas em intervalos regulares para evitar quebras de tensão, não sendo, contudo, necessário a utilização de caixas de ligação.
O sinal de “massa” pode ser comum entre o novo sistema e o antigo Marklin 6021?
Sim e não: os sistemas devem encontrar-se separados electricamente sendo cada um alimentado pelos respectivos transformadores. Caso estivessem ligados poderia ocorrer a destruição dos aparelhos. Em resumo: não é possível alimentar pelo mesmo transformador o cabo de massa aos dois sistemas. No entanto pode-se interligar a massa dos dois sistemas (por ligação à linha) desde que cada um se encontre alimentado separadamente pelo seu próprio transformador.
Pode-se ligar uma passagem de nível ou uma via de desengate ao transformador da Mobile Station ou da Central Station?
Não, Em princípio deve ser sempre utilizado outro transformador.

MS = Mobile Station
CS = Central Station
ATENÇÂO:
Embora empenhado pelo maior rigor técnico e exactidão na informação aqui veiculada, declino qualquer responsabilidade no seu uso, bem como as suas consequências materiais ou pessoais. Agradeço qualquer correcção ou complemento a esta informação.