Novidades do Digital

 

 10/05/2008 - LOKSOUND P/ MOTORES C-Sinus

 

Finalmente já é possível equipar as locomotivas Marklin e Trix com motores C-Sinus com decoders de Som ESU Loksound 3.5 e Loksound MFX.

Isto permite fazer upgrade a todas as locomotivas Marklin e Trix, equipadas com motores C-Sinus, que foram adquiridas sem sons ou com sistemas de som incompletos.

Estou em condições de efectuar estas alterações em todas as locomotivas recentemente lançadas pela Marklin.

Destaco algumas:

- Marklin 39500 - DB E50

- Trix       22150 - DB E50

- Marklin 39401 - SNCF 40100

- TRIX    22576 - SNCF 40100

- Marklin 39402 - SNCB Type 18

- Trix       22577 - SNCB Type 18

- Marklin 39540 - SBB - TEE GOTTARDO

- Trix       22135 - SBB - TEE GOTTARDO

39540 TEE Triebzug RAe "Gottardo" SBB Ep.III Märklin H0

A operação de instalação dos decoders Loksound é feita aproveitando a infra-estrutura já existente, nomeadamente o conector de 21 pinos e a caixa de altifalante, enquanto que a indispensável reprogramação do decoder só pode ser realizada por via do programador Esu Lokprogrammer. Essa reprogramação passa, para além do respectivo projecto de som adequado à locomotiva, por uma série de parâmetros de comportamento de motor e de função.

 

 20/02/2008 - ECO-BOOSTERS MFX

 

A ESU complementou recentemente a sua oferta de produtos lançando uma gama de novos EcosBooster para a sua Central Ecos.

Estes boosters, de última geração, são vendidos nas variantes de 4 Amperes para as escalas H0 e 9 Amperes para a escala 1. A fonte de alimentação switch vem incluída no pacote e no preço.

 

Utilização com a Central ESU ECOS

Estes boosters quando associados à Central ESU ECOS funcionam em multiprotocolo nos sistemas Motorola, DCC e Selectrix e permitem aumentar a disponibilidade de potência para as maquetas de maior dimensão. Trata-se de boosters bidireccionais que retransmitem para a Central informações das locomotivas consoante os protocolos que estão a utilizar.

 

Utilização com a Central Station da Marklin

Paralelamente, e como aspecto da maior relevância, este Booster pode ser utilizado por ligação directa à Central Station da Marklin disponibilizando, neste caso, capacidades MFX no cantão por ela comandado.

O aparecimento desta unidade vem suprir uma prolongada carência  de boosters MFX do sistema da Marklin. Desde que surgiu a Central Station que os utilizadores desta Central tiveram de recorrer a boosters do antigo sistema 6021 ficando sem capacidades MFX nos cantões por eles comandados. Esta unidade da ESU permite substituir directamente os há muito prometidos (e nunca lançados) boosters da Marklin com a ref: 60172.

 

Teste de Funcionamento

Observei pessoalmente o funcionamento destes boosters e fiquei impressionado com as suas reduzidas dimensões, seja do booster propriamente dito, como da respectiva fonte de alimentação switch, bem como das capacidades de operação demonstradas durante a experiência.

Relativamente ao funcionamento MFX, observei que as locomotivas dentro do seu cantão eram perfeitamente reconhecidas e a sua identificação perfeitamente transmitida à Central Station da Marklin que o estava a comandar.

 

NOTA IMPORTANTE: De modo a que a funcionalidade MFX  possa ser accionada neste booster a Central Station da Marklin deve encontrar-se actualizada com o software versão 2.04 já disponibilizado pela Marklin em Janeiro deste ano.

 

A demonstração foi realizada nas instalações da AGotita que me informou poder proceder gratuitamente a essa actualização da Central Station a todos os clientes que adquiram um destes novos boosters da ESU, independentemente de a Central Station ter ou não sido lá adquirida.

 

Em resumo: Muito boas novidades para os utilizadores da Central Station que podem entrar definitivamente em voos mais elevados.

 

Luis Valente

Imagem do EcosBoost